quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COMSEA E PREFEITURA COMEMORAM DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO HORTO FLORESTAL DE LINS

No dia 16 de outubro foi comemorado o “Dia Mundial da Alimentação”, data celebrada em mais de 150 países, criada para conscientizar a população da importância da alimentação saudável. Uma iniciativa do COMSEA (Conselho de segurança alimentar e nutricional de Lins) e REDESANS (Rede de Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional Saudável) com as Secretarias de Saúde, Educação e Coordenadoria de Política Rural e Meio Ambiente (COMPOR) da Prefeitura de Lins que contando com o apoio da Casa de Cultura e Cidadania A.E.S. TIETÊ, APOL e SABESP desenvolveram várias ações relacionadas ao tema no Horto Municipal de Lins nessa data.

O evento contou com a participação de alunos da EMEI Lavoisier Money, e da Casa de Cultura e Cidadania A.E.S. TIETÊ juntamente com professores e coordenadores. Após a abertura os presentes iniciaram as comemorações visitando a estufa de produção de mudas do Horto Municipal de Lins recebendo informações do cultivo e observando na prática o processo de semeadura e plantio das culturas até a fase de produção a campo.


No auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA) foi organizada uma exposição de produtos agrícolas ofertada pelos agricultores da APOL (Associação de Produtores e Olericultores de Lins) para orientar os alunos para uso de produtos saudáveis para serem preparados na alimentação. Na oportunidade foi realizada a biometria dos alunos e de todos os presentes no evento, através de medidas de peso e altura para estimativa do índice de massa corporal.


A importância da realização desse tipo de evento está além da conscientização da alimentação saudável, que é de grande importância, mas, pela abordagem multidisciplinar que a ação exige da equipe envolvida. Na ocasião foram apresentadas e discutidas as questões voltadas à saúde e qualidade de vida, a educação e respeito ao meio ambiente e a agricultura, além das apresentações culturais e musicais dos alunos da Casa de Cultura e Cidadania AES TIETÊ que abrilhantaram o evento. Finalizando o evento foi servido pela Cozinha Piloto um lanche com cereais e salada de frutas para ressaltar a importância da alimentação adequada, e os alimentos doados pela APOL, Sítio Nakashima, Chácara Sempre Verde e demais produtores de Lins foram doados para o Lar Bom Samaritano. O COMSEA e a REDESANS agradecem a Prefeitura de Lins, APOL, SABESP e Casa de Cultura AES TIETÊ pelo apoio, e na certeza que esse evento se consolide no calendário das comemorações em Lins.



Nenhum comentário :

Postar um comentário