APOL


A Associação foi fundada em 06 de Março de 2008 em função da demanda surgida quanto à comercialização por parte de Agricultores Familiares, inicialmente com apenas 8 agricultores e hoje somos em mais de 84 sócios, espalhados por 11 municípios da região (Lins, Cafelândia, Sabino, Promissão, Guaiçara, Álvaro de Carvalho, Araçatuba, Penápolis, Alto Alegre, Glicério e Getulina).

            Não somos uma associação de muitos sócios, mas de um grupo coeso e com objetivos comuns. Mais de 60% dos nossos agricultores tem menos de 5 ha de área cultivável, e por esse motivo tinham medo de participar da merenda escolar, por acharem que não conseguiriam atender as demandas das prefeituras, então se associavam, apenas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), assim, começando a investir novamente em suas plantações e aumentar a produção.

Trouxeram de volta seus filhos, que estavam trabalhando na cidade, e começaram a ter um poder de negociação maior com os atravessadores, sendo que estes pagavam pouco pelos seus produtos onde eles tinham a opção de aumentar a quantidade doada e assim não perder tanto, e muitas vezes quando os atravessadores viam que iriam levar poucos produtos aumentavam o preço pago para levar uma quantidade maior. Em função desse poder de comercialização e do aumento da produção, estes agricultores tiveram condições financeiras para investirem em tecnologias como irrigação, produção em ambiente protegido (estufas), além da melhoria na qualidade de vida da família rural. Participando do PAA e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), os agricultores aprenderam a se unir e a trabalhar em conjunto, e com isso ganharam força e voz ativa dentro dos órgãos de apoio e assistência técnica.

Hoje temos assistência técnica do Programa SEBRAE-Agro voltado à produção orgânica de alimentos e à gestão econômica da propriedade. Participamos, também, do programa de Certificação Orgânica da Prefeitura de Lins, a qual contratou o IBD – Instituto Biodinâmico, para ser o Certificador. Temos acesso a linhas de credito com facilidade a agricultores familiares e benefícios técnicos e gerenciais ofertados pela SAA-CATI onde realizamos compras conjuntas de insumos agrícolas. Com o passar do tempo a produção aumentou e aqueles agricultores que tinham medo de participar do PNAE já estavam participando dos 2 programas e ainda tinham produção ociosa já precisando de novos mercados.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário