quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TÉCNICOS DA PREFEITURA DE LINS CONSCIENTIZAM PRODUTORES RURAIS SOBRE MASTITE

A mastite bovina é a doença de maior impacto para a bovinocultura no Brasil, reduzindo a produção e qualidade do leite. A doença caracteriza-se por um processo de inflamação das glândulas mamárias e é promovida por diferentes fatores, principalmente bactérias. Resulta em mudança de coloração, de consistência e aumento do número de leucócitos presentes no leite, comprometendo o animal na sua produção e a economia gerada por este segmento. 

Desta forma, a Prefeitura de Lins, por meio do “Programa de Melhoramento Genético e Manejo do Gado Leiteiro” desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, passaram a realizar testes de mastite nos animais pertencentes aos produtores inscritos no programa. O objetivo deste trabalho é demonstrar os procedimentos de prevenção, controle e tratamento da mastite bovina, pois trata-se de uma das doenças, que mais traz prejuízos ao produtor de leite.


Os exames são práticos e realizados na própria propriedade, na presença do produtor. A forma clínica de manifestação da mastite apresenta sinais evidentes como, edema, hipertemia, endurecimento e dor da glândula mamária e/ou aparecimento de grumos, pus ou alterações das características do leite. Para esse tipo de mastite é realizado o teste da caneca de fundo preto (fotos abaixo).
Teste da caneca para detecção de mastite clínica



A forma subclínica se caracteriza por alterações na composição do leite, porém não evidentes, destacando-se o aumento da contagem de células somáticas (conhecido por CCS) e podendo refletir em redução na produção leiteira, chegando a muitos casos a perda de um ou mais tetos. Para detecção desse tipo de mastite foi utilizado o teste CMT (California Mastitis Test).


A partir das informações levantadas e resultados dos testes, pode-se concluir que os criadores de gado de leite no município de Lins que fazem parte do programa, possuem rebanho médio de 16 animais, valor variável ao longo do ano devido à secagem de vacas e novas parições; detêm animais com peso médio de 410 kg.

Esse incremento no serviço prestado aos produtores rurais, além do acompanhamento mensal do Dir. de Agronegócios Eng. Agr. Otton Garcia de Arruda e do Médico Veterinário José Renato Ganzarolli tem o intuito de fomentar melhorias no rebanho leiteiro da região e está engajado em resgatar a vocação de Lins como região produtora de leite.
Realização do teste "CMT" para detecção de mastite subclínica

Nenhum comentário :

Postar um comentário