quarta-feira, 6 de março de 2013

AGRICULTORES FIRMAM COMPROMISSO DE CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA

Cerca de 30 agricultores de Lins participaram de um Encontro Técnico, organizado pelo SEBRAE e Prefeitura de Lins, sobre certificação participativa, no auditório do Centro de Educação Ambiental, localizado no Horto Florestal, na última terça feira, (5/3). O Eng. Agr. e Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcelo Laurino explanou sobre produção e certificação orgânica por meio de Organização de Controle Social (OCS).

Trata-se de uma modalidade na qual os produtores participantes realizam monitoramento e fiscalização (visita de pares) dos alimentos por eles produzidos. Não há um selo a ser colado no produto ou embalagem, mas há uma declaração do MAPA e do próprio grupo que a produção é conduzida e colhida, isenta de produtos químicos.


Atualmente, no estado de São Paulo há cerca de 14 OCS e 161 produtores participantes este programa. Em Lins, no final do encontro, os produtores interessados manifestaram interesse em formalizar uma OCS e com isto, a prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, acompanhará e auxiliará na execução do grupo. O trabalho contará ainda com a participação da Casa da Agricultura (CATI), SEBRAE e Sindicato Rural de Lins.

Nenhum comentário :

Postar um comentário